Share |

Artigos

Julho 22, 2018 10:33 AM

No passado Sábado, dia 14 de julho, decorreu a primeira edição da Inquietação. O dia começou com uma tertúlia sobre direitos LGBT+, onde participaram os coletivos Panteras Rosa e Associação Xis. Após uma breve introdução destas organizações à dezena de algarvios que se sentou para ouvir, conhecer e debater nesta atividade, a conversa fluiu para o tema das Marchas do Orgulho LGBT+. “Porquê e para quê?” foi a questão colocada sobre as marchas... (VEJA O RESTO NO INTERIOR)

Julho 19, 2018 03:21 PM

Não deixa de ser extraordinário e muito lamentável continuar a persistir num erro crasso e muito danoso para a região – as portagens no Algarve. Além dos elevados prejuízos económicos e sociais que estas provocam, uma das grandes manchas negras e bem trágicas reside na potenciação dos acidentes rodoviários, em particular na EN125, que foi considerada de novo a via mais perigosa e mortífera do país, não obstante uma parte da via já estar requalificada. São mais de 10 000 acidentes de viação por ano na região, com uma média anual de 30 vítimas mortais e quase 200 feridos graves.

Mais uma vez foi chumbado na Assembleia da República um Projeto de Resolução do Bloco de Esquerda que propunha a abolição das portagens na Via do Infante. Nesta quarta-feira, dia 18 de julho, PS e PSD voltaram a unir-se numa coligação negativa de bloco central contra o Algarve e as suas populações. À semelhança do que fizeram para todo o país no âmbito das negociações das leis laborais e da descentralização de competências para os municípios. Um bloco central de interesses a funcionar em pleno. É a democracia, é o país, são os cidadãos que saem a perder.

Julho 18, 2018 04:00 PM

(veja no interior artigo apêndice ao jornal - número 0)

CÂMARA MUNICIPAL: SERVIÇO PÚBLICO OU CENTRAL DE NEGÓCIOS?

 

A maioria absoluta do PS finalmente se assume como centralizadora e gestora dos destinos do concelho, num percurso que instala os interesses e os acordos necessários (antes mascarados numa maioria relativa que foi aprovando projectos em colaboração com alguma pseudo-oposição e que agora premeia  os serviços prestados com a integração dos ex-vereadores do PSD, para não haver dúvidas).

Julho 18, 2018 03:57 PM

(veja no interior artigo apêndice ao jornal - número 0)

A JUVENTUDE E A POLÍTICA

Os jovens perderam o interesse político. Se perguntar a um adolescente o que acha de política, a resposta mais provável que vai ouvir  é “eu não ligo muito a política” ou “eu sozinho não consigo mudar nada”. Tendo em conta que a política influência toda a nossa vivência e basicamente dita o modo como cada um de nós interaje com o próximo, como pode ser que os jovens na sua grande maioria tenham desistido do meio político?

Julho 18, 2018 03:55 PM

(veja no interior artigo apêndice ao jornal - número 0)

TURISMO, PATRIMÓNIO E AMBIENTE: QUE DESENVOLVIMENTO?

 

Todos temos presente que o turismo é um fenómeno potenciador do crescimento económico e do desenvolvimento das regiões pelo efeito multiplicador de dinamização produtiva e de emprego e pela revitalização da vida das comunidades e da necessária interculturalidade que as faz evoluir.

Julho 9, 2018 04:46 PM

O núcleo de Olhão do Bloco de Esquerda realiza no próximo sábado, dia 14 de julho, um encontro de jovens e uma jornada de trabalho onde serão abordados temas dedicados às camadas mais jovens da militância partidária.

O núcleo de Olhão do Bloco de Esquerda realiza no próximo sábado, dia 14 de julho, um encontro de jovens e uma jornada de trabalho onde serão abordados temas dedicados às camadas mais jovens da militância partidária.

Julho 5, 2018 04:18 PM

Aproximando-se as eleições para a CC de Olhão do Bloco de Esquerda, publicamos a moção e os candidatos da única lista apresentada, destacando-se a mensagem central da proposta, que concilia estratégias internas e externas para reforçar o papel desta força política como alternativa na gestão pública do concelho: "A tarefa que propomos, é, sem dúvida, enorme, mas necessária para garantir um Núcleo do Bloco de Esquerda mais forte e atuante na defesa de um futuro sem sobressaltos e de uma melhor qualidade de vida para quem escolheu Olhão para trabalhar, viver ou até passar férias" (VER MOÇÃO E LISTA NO INTERIOR)

Moção

 

O grupo de trabalho que se candidata à Comissão Concelhia de Olhão do Bloco de Esquerda, apresenta-se com dois objetivos essenciais:

Julho 3, 2018 09:15 AM

A Comissão Coordenadora Distrital do Algarve do Bloco de Esquerda (CCDABE), reunida em Faro a 16 de junho, deliberou, ao abrigo dos Estatutos do Bloco de Esquerda, convocar a Assembleia Eleitoral para a eleição do órgão coordenador distrital para o mandato 2018-2020.

A Comissão Coordenadora Distrital do Algarve do Bloco de Esquerda (CCDABE), reunida em Faro a 16 de junho, deliberou, ao abrigo dos Estatutos do Bloco de Esquerda, convocar a Assembleia Eleitoral para a eleição do órgão coordenador distrital para o mandato 2018-2020.

O ato eleitoral para o referido órgão é regulamentado pelo Regulamento Eleitoral das Comissões Coordenadoras Distritais/Regionais/Concelhias, aprovado na reunião da Mesa Nacional de 26 janeiro de 2013, conforme alínea a), do n.º 1, do art.º 13.º dos Estatutos do Bloco de Esquerda, e alterado na reunião da Mesa Nacional de 2 abril de 2016, nos procedimentos e calendário apresentado.

Junho 29, 2018 05:43 PM

Moção apresentada pelo Bloco de Esquerda na Assembleia de Freguesia de Portimão, a 28 de junho de 2018, no sentido da criação de um posto de enfermagem na Pedra Mourinha. Rejeitada com os votos contra do PS e da CDU, o voto a favor do Bloco e do Servir Portimão, e a abstenção do PSD e do NOS.

Assembleia de Freguesia de Portimão

Moção

Posto de Enfermagem na Pedra Mourinha

A zona da Pedra Mourinha tem tido um grande crescimento populacional nos últimos anos, e ao mesmo tempo tem um núcleo central com uma população largamente envelhecida, que faz uso frequente dos serviços de saúde.

Por ambas as razões seria útil a existência de um posto de enfermagem na Pedra Mourinha, para prestar cuidados básicos, que eventualmente até poderia ser instalado numa das divisões da antiga escola primária.

Assim, a Assembleia de Freguesia de Portimão reunida em sessão ordinária no dia 28 de junho de 2018, delibera que a Junta de Freguesia tome providências junto da Câmara Municipal e dos outros órgãos responsáveis no sentido do estabelecimento de um posto de enfermagem na zona da Pedra Mourinha.

Portimão, 28 de Junho de 2018