Share |

Algarve: Mais de três mil desempregados inscritos nos centros do IEFP em apenas uma semana

Os utentes podem inscrever-se via internet para evitar filas de espera

Desde o início do mês de novembro e até final da semana que hoje termina, os serviços de emprego do Algarve terão registado as inscrições de mais de 3000 desempregados, revelou o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP). 

“Como consequência do fim de um número elevado de contratos de trabalho a prazo, no final do mês de outubro, maioritariamente no setor da hotelaria, registou-se, durante a última semana, um fluxo significativo de trabalhadores desempregados aos serviços de emprego da região”, salienta a delegação regional do IEFP, em comunicado. 

Trata-se, “historicamente”, do período do ano em que um maior número de desempregados se dirige aos serviços de emprego da região, com o objetivo de se inscreverem para procura de novo emprego e, na maioria dos casos, para garantir o acesso ao subsídio de desemprego. 

A fim de diminuir os tempos de espera e apoiar os utentes durante aquele período, o IEFP realça que foram reforçadas, temporariamente, as equipas de atendimento, bem como os serviços de apoio. 

Ainda assim, foi notícia esta semana, nomeadamente em Portimão, o facto de se terem formado filas enormes, de mais de uma centena de pessoas, que chegaram a dormir à porta, durante a noite, para conseguirem atendimento. 

Em comunicado, o IEFP alerta para a existência de “mecanismos que, salvaguardando os direitos dos seus utentes, evitam período de espera prolongados”. 

É o caso da possibilidade que foi dada aos utentes de se registarem nos serviços presencialmente, ficando agendada uma data de atendimento posterior, garantindo, no entanto, a inscrição na data da primeira visita. 

Em alternativa à deslocação aos serviços de emprego, os utentes podem inscrever-se no portal do IEFP (http://www.netemprego.gov.pt), sendo posteriormente convocados para comparecer nos serviços de emprego. 

Nestes casos, é válida, para todos os efeitos, a data de registo no portal. 

O IEFP considera que, apesar da “elevada procura” registada nos serviços de emprego do Algarve, o processo de inscrição “decorreu com normalidade”.

 

Noticia via Diário Digital